Pensando no fato de nem todos terem o prazer de comemorarem o "aniversário em grande estilo" ou porque o aniversário acontece antes do início das aulas, nas férias ou por outros motivos... fizemos uma comemoração bem caprichada para os aniversariantes do 1º semestre de 2011. Foi uma surpresa, enquanto arrumávamos uma das salas as duas salas ficaram assistindo um filme. As professoras e auxiliares se envolveram e o resultado só podia ser "SUCESSO".
Este blog foi criado em 22 de Novembro de 2010 para servir de registro dos trabalhos do 1º ano A da Emef Irineu Marinho e para troca de experiências com educadores das séries iniciais.
domingo, 28 de agosto de 2011
Hoje dia 25 de Agosto iniciando o trabalho com as verduras. As duas salas estavam juntas. Pensávamos que esta parte do Projeto não seria tão apreciando pelos alunos. Mas valeu o trabalho de lavar tanta verdura, cozinhá-las e ter poucas horas de sono. Dava gosto ver o rostinho de felicidade quando experimentavam cada tipo. Crua, em salada ou refogada.
Mostrando como se faz para preparar a couve refogada.
Explicando sobre a higiene das mãos e das verduras.
Após a explicação sobre a diferença entre o cultivo tradicional e o hidropônico, chegou a hora de observar cada tipo de cultivo.
Chegou a hora de experimentar as verduras sem tempero, para sentir o sabor de cada uma. |
Agora vamos experimentá-las em saladas.
...hum está gostoso!!!!
Várias fotos mostrando como as verduras crescem na terra e os vários tipos de plantações.Hora do repeteco... quero mais!!!!
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
TRABALHANDO VERDURAS
Nesta semana demos início ao trabalho com as verduras. Na 2ª feira encerramos a parte do trabalho com as frutas assistindo a vários vídeos no datashow. São curtinhos e atingem o objetivo de fornecem esclarecer alguma dúvida que ainda existisse.
Os dois primeiros anos assistiram juntos e o interesse foi geral.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO FRUTAS PREFERIDAS
Iniciamos a atividade com uma roda de conversa sobre o que iríamos fazer e a reflexão sobre esse tipo de informação.
Fizemos uma atividade de leitura coletiva sobre quais frutas foram escolhidas para compor o gráfico. A seguir todos pintaram sua fruta preferida.
Com curiosidade os alunos observavam um a um a escolha do colega.
Mesmo pedindo que não ficassem tão próximos do gráfico... todos aos poucos foram se chegando...rs...
... Queriam ver de perto o que estavam construindo coletivamente.
Conversamos sobre a preferência da sala, que quantidade havia sido mais votada, a menos votada, que no caso foram duas frutas que não foram votadas. Foi uma atividade muito produtiva, todos ficaram animados com a construção.
Fizemos uma atividade de leitura coletiva sobre quais frutas foram escolhidas para compor o gráfico. A seguir todos pintaram sua fruta preferida.
Com curiosidade os alunos observavam um a um a escolha do colega.
Mesmo pedindo que não ficassem tão próximos do gráfico... todos aos poucos foram se chegando...rs...
... Queriam ver de perto o que estavam construindo coletivamente.
Conversamos sobre a preferência da sala, que quantidade havia sido mais votada, a menos votada, que no caso foram duas frutas que não foram votadas. Foi uma atividade muito produtiva, todos ficaram animados com a construção.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Projeto desenvolvido pelas professoras dos 1º anos.
Descrição: Nossos alunos são do 1º ano Integral ficam 9 horas em nossa escola e fazem 3 refeições diárias. Diante do desperdício diário observado, resolvemos desenvolver um projeto que tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável , ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema e conscientizando sobre a importância de uma alimentação correta. Duração: 4 meses. Destinado aos alunos dos 1° anos.
Objetivos:
• Incentivar bons hábitos alimentares;
• Identificar as preferências alimentares dos alunos;
• Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
• Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
• Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
Procedimentos:
1ª semana: Assunto – Frutas
Pintura à dedo-Observando uma composição de Natureza Morta
( desenvolvido pelas professoras do período vespertino)
Contagem de frutas, cores, tamanho,forma- Experimento-AFUNDA OU FLUTUA
Nome dos alimentos
Atividades com poesia,músicas e textos
Classificar as frutas de acordo com sabor(doce/azeda),fruta com caroço e sem caroço,fruta grande e pequena
Gráfico-Preferência da turma
Divisão maçãs em partes (conceitos de metade)
Salada de frutas para degustação
2ª semana: Assunto – Verduras
Levantamento das verduras conhecidas e apreciadas
Explorar com as verduras cores e texturas
Escolha do nome da horta que será montada
Salada e algumas verduras refogadas, entre elas folhas de beterraba refogada, para a degustação
Enquete verduras que gostei e não gostei Vídeo com uso do Datashow do You Tube relacionados ao tema Doki descobre
Início da construção da pirâmide alimentar Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata
Trabalhando com receita de sopa
Música: A sopa-Palavra Cantada4ª semana: Assunto: Rótulos
Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
5ª semana: Assunto: Hortaliças/ Higiene com os alimentos
Montar uma horta na escola
Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimento. Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.
Fazer a degustação de tomate, alface, cenoura
Atividades de desenho.
6ª semana: Assuntos – Vitaminas
Explorar com os alunos as frutas que serão utilizadas na vitamina - banana e maçã.
Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança.
Degustação de uma vitamina de leite com frutas
7ª semana: Alimentos não – saudáveis
Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação
Confeccionar um mural com esses alimentos e registrar os comentários no livrinho Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.
8ª semana: Assunto - Derivados do Leite e Proteínas
Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentos
Roda de conversa sobre os tipos de carne e maneiras de preparo que fazem parte na nossa refeição na escola.
Utilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.
9ª semana: Assuntos - Cereais e Massas
Explicar que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia. Nome dos alimentos e degustação
10ª semana: Assunto - Higiene Pessoal
Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde
Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos ter: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, praticar esporte.
Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde
11ª semana: Assunto - Alimentação Saudável
Apresentação de teatro de fantochesMostrar o que foi aprendido durante as aulas.
Apresentação de teatro de fantoches
12ª semana: Assunto – Lanche gostoso
Os alunos trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo.
RETOMANDO EM 2011
Como uma colega disse, "sou analfabeta digital..."
Retomo depois de um semestre o blog pois preciso de ajuda na alimentação... rs... mas chego lá.
Retomo depois de um semestre o blog pois preciso de ajuda na alimentação... rs... mas chego lá.
Assinar:
Postagens (Atom)